No âmbito da estratégia de internacionalização e cooperação internacional do Politécnico de Lisboa, uma comitiva do IPL deslocou-se a Moçambique, com o objetivo de estreitar a colaboração com diversas instituições de ensino superior neste país de expressão portuguesa.
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
O primeiro encontro da comitiva aconteceu na Universidade Eduardo Mondlane, presidida pelo reitor Manuel Guilherme Júnior. A equipe reitoral da maior e mais antiga Universidade deste país africano, que teve como primeiro reitor o professor Veiga Simão e conta hoje com mais de 40 000 alunos, 3 000 funcionários não docentes e 2 000 docentes, recebeu o presidente, o vice-presidente e o pró-presidente para a Internacionalização do IPL.
No seguimento da reunião ficaram em aberto possibilidades de colaboração entre o Politécnico de Lisboa e a Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, ao nível do Ensino a distância, Artes, Comunicação, Gestão, em particular Comércio Internacional.
Universidade Pedagógica (Maputo)
A Universidade Pedagógica de Maputo foi a segunda instituição de ensino superior moçambicana a receber a delegação do Politécnico de Lisboa. Com origens no Instituto Superior Pedagógico, criado em 1985, esta Universidade tem hoje 8 faculdades e mais de 14500 estudantes. No seguimento da reunião com o Magnífico Reitor, professor Jorge Ferrão, e no âmbito do protocolo de colaboração entre as duas instituições, serão promovidas diversas iniciativas, nomeadamente, ao nível da mobilidade de estudantes, docentes e staff, tendo ficado já acordado que, em breve, o IPL irá acolher um funcionário não docente da Universidade Pedagógica, no domínio do planeamento e organização financeira.
Durante a visita os representantes do Politécnico de Lisboa participaram, ainda, na 1ª Gala Científica da UP-Maputo, que teve como mote “60 anos do ensino superior em Moçambique: consolidando a pesquisa, a extensão e inovação” e pretendeu reconhecer e homenagear os esforços na pesquisa, extensão e inovação.
Universidade Licungo (Beira)
A terceira instituição de ensino superior moçambicana a ser visitada pela comitiva do Politécnico de Lisboa, foi a Universidade Licungo, com campus nas cidades da Beira e de Quelimane. Criada em 2019, no âmbito da reestruturação do Ensino Superior ocorrida naquele país africano, resulta de uma fusão das delegações de Quelimane e Beira da Universidade Pedagógica, tendo hoje 6 faculdades e mais de 12 000 estudantes.
A reunião com os diretores da Universidade Licungo, professores António Domingos Braço e Alfiado Vitorino, teve lugar no campus da cidade da Beira, onde se situam as Faculdades de Letras e Humanidades e de Ciências e Tecnologia. No âmbito do protocolo de colaboração entre as duas instituições, foi acolhida com entusiasmo a possibilidade de ações ao nível da mobilidade de docentes e organização de cursos de curta duração, no modelo de ensino a distância, sobretudo nas áreas do Jornalismo e da Matemática.
A comitiva do IPL, constituída pelo seu presidente, Elmano Margato, Vice-presidente, António Belo e pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação Internacional, Fernando Melício, foi convidada para, à margem da sua visita a esta cidade, conhecer o Centro Cultural Português do Instituto Camões, tendo sido abordadas, com a sua coordenadora, Celina Santos, possíveis colaborações entre o referido centro cultural e as Escolas de Artes do Politécnico de Lisboa.
IPL nos media: Politécnico de Lisboa e UPMaputo estreitam relações de cooperação
Flickr photos from the Politécnico de Lisboa investe na cooperação internacional com Moçambique album.
Ver no flickr
atualizada em 13.12.2022