A cerimónia comemorativa do 37.º aniversário do Politécnico de Lisboa realizou-se a 22 de junho, no Auditório Vítor Macieira, na Escola Superior de Comunicação Social. Pedro Lourtie foi a figura central do evento, no qual foi distinguido pelo presidente do IPL, com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito, pelo seu trabalho em prol do ensino superior em Portugal e no espaço da Lusofonia.
Depois de um interregno de vários anos, imposto pela pandemia de SARS-COV-2, a cerimónia comemorativa de aniversário voltou a juntar a comunidade académica do Politécnico de Lisboa. A ESCS, no Campus de Benfica, foi a instituição escolhida para acolher o evento que integrou homenagens, entrega de prémios e momentos protagonizados pelas três Escolas Artísticas: Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Escola Superior de Dança.
“Assumimo-nos como uma instituição voltada para o futuro”, começou por dizer o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, na sua intervenção, na qual encorajou a comunidade académica: docentes, funcionários não docentes e estudantes, “a prosseguir o caminho que nos leva à construção de uma instituição que seja um espaço de liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de rigor, de trabalho e de justiça”.
Elmano Margato falou do que considera “uma tendência descendente no financiamento público de universidades e politécnicos”, nos últimos 15 anos, que limita o crescimento das Instituições de Ensino Superior (IES). Mereceu destaque a Lei n.º 16/2023, que permite aos Politécnicos, “dentro de condições universais no ensino superior nacional, outorgarem o grau de doutor”. “Agora este processo evolutivo está nas nossas mãos”, disse.
Na intervenção intitulada “O Ensino Superior em Portugal: Evolução e Tendências”, Pedro Lourtie traçou o retrato do país quanto à evolução deste nível de ensino, olhando para o percurso feito, identificando as questões que se colocam e marcam tendências a nível nacional e europeu. O homenageado falou, ainda, dos desafios que o ensino português enfrenta, nomeadamente quanto à importância da formação de cidadãos para uma sociedade justa e democrática, igualdade de direitos no acesso ao sucesso, acesso ao conhecimento e capacitação das IES para os novos desafios.
Para Pedro Lourtie, que esteve na origem da Iniciativa de Cidadãos em prol da Valorização do Ensino Superior Politécnico, frequentar o ensino superior é uma determinação social, e a promoção da igualdade necessita de uma ação consistente, fundamentada, ao longo de toda a escolaridade. “As instituições de ensino superior são atores essenciais para a incorporação de conhecimento no tecido socioeconómico que dependem de estratégias institucionais e nacionais”, frisou.
Valorização da comunidade académica
No âmbito da comemoração dos 37 anos do Politécnico de Lisboa, foram homenageados com a medalha de mérito por serviços prestados ao Politécnico de Lisboa, 5 membros da comunidade académica: Anabela Graça (ESTeSL), Carlos Pires (ESELx), David Antunes (ESTC), Edgar Fortes (ESD) e Jorge Sousa (ISEL) pelas funções que assumiram na liderança das respetivas Escolas.
Na sessão solene foram entregues os Prémios Científicos IPL CGD, numa parceria com a Caixa Geral de Depósitos, representada institucionalmente por João Salgueiro Paulo. O objetivo dos prémios é incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente. Foram atribuídos três Prémios de Excelência nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e três Diplomas de Mérito.
O IPL atribuiu, também, os Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade, que integram os Prémios de Excelência e os Diplomas de Mérito. Estes prémios foram instituídos pelo IPL, pela necessidade contínua de uma interação com a comunidade para a afirmação e desenvolvimento, através da identificação de novos problemas e na procura de soluções, da transferência de conhecimento, e da disseminação da Ciência, da Tecnologia e das Artes.
Na sessão solene foram também entregues a dois estudantes, os Diplomas de Mérito do Prémio Literário Belas Letras, nas categorias de Poesia e Prosa, que se destinam a promover o prazer da escrita e divulgar trabalhos reconhecidos como “boas práticas” neste campo.
Ao longo da cerimónia, os convidados puderam assistir à performance de um Quarteto de Saxofones da Escola Superior de Música de Lisboa, à projeção da curta-metragem da Escola Superior de Teatro e Cinema, IARA e a um dueto de estudantes da Escola Superior de Dança. No final do evento, a Escstunis – Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social atuou para os convidados, que integraram desde membros da comunidade académica, dirigentes de estruturas associativas, presidentes e representantes de Instituições de Ensino Superior, autarcas, Ordens Profissionais, e figuras relevantes da sociedade.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL