A iniciativa aconteceu no início do concerto realizado, a 5 de março, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), com o objetivo de assinalar o momento difícil que se vive na europa oriental. Na plateia do Auditório Vianna da Motta, estiveram, para além do diretor da ESML, Miguel Henriques, o presidente do IPL, Elmano Margato, o vice-presidente António Belo, e alguns membros da equipa da presidência, bem como a diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão.
O concerto, no qual a Orquestra Sinfónica interpretou, sob a direção do maestro José Eduardo Gomes, obras de G. Rossini, M. Ravel e I. Stravinsky, insere-se no ciclo "Sábado às 5". No auditório, esteve uma equipa de estudantes da licenciatura em Tecnologias da Música, liderada pelo professor Sérgio Henriques, que assegurou o áudio e captação de vídeo do concerto.
A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa é uma das várias formações da escola artística do Politécnico de Lisboa. Com objetivos pedagógicos, a Orquestra integra, cerca de 50 elementos, desde cordas, sopros e percussão. Esta é uma oportunidade para os estudantes da ESML trabalharem repertórios, específicos, num ambiente profissional de muita exigência.
A Escola Superior de Música de Lisboa, é, no panorama nacional e internacional, uma escola de referência, que tem como missão, oferecer formação artística, técnica, tecnológica e científica, ao mais alto nível, de profissionais na área da Música.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL