A RHINOCERVS - Cinema, Dança, Música, Teatro é a mais recente revista científica do Politécnico de Lisboa, tendo a apresentação do Vol. 1, n.º 1 da publicação, decorrido, no Espaço de Artes do Politécnico de Lisboa, no passado dia 10 de abril.
Este projeto resulta de um trabalho conjunto das escolas artísticas do Politécnico de Lisboa – Dança, Música e Teatro e Cinema. Editada em português, inglês, francês ou espanhol, com revisão por pares. Trata-se de uma publicação que, como a sua Comissão Editorial assume:
“Pretende ser um fórum para todos quantos queiram publicar e divulgar as suas investigações, percorrendo as temáticas da performance, composição, criação, design de cena, escrita dramática e cinematográfica, dos pontos de vista estético, histórico, filosófico, técnico, pedagógico -didático ou reflexivo, bem como as diferentes relações entre as formas artísticas e as artes intermediais.”
Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, deu início à sessão agradecendo a todos os presentes e aos criadores da revista, no ato simbólico do seu lançamento em papel. Reforçou, ainda, a importância de se publicarem trabalhos de investigação académica, que divulguem textos reflexivos e que promovam o debate no contexto das diversas formas de arte.
Já o Presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, António de Sousa Dias, sublinhou que o lançamento da revista RHINOCERVS solidifica o trajeto comum entre o IPL e a FBAUL, que ao longo dos últimos anos têm dinamizado em associação o Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento.
David Antunes, Pró-presidente para as Artes do IPL, realçou o papel das escolas artísticas no processo contínuo de investigação e de criação, orientado pela resistência à explicação dos objetos artísticos e do pensamento que eles promovem e a eles associado. Acrescentou que a RHINOCERVS é um lugar de encontro para a divulgação das artes e do pensamento artístico que se produzem nas escolas artísticas do IPL.
O lançamento da revista RHINOCERVS contou, ainda, com a Mesa redonda: “Onde está o Rinoceronte?”, composta por:
- David Antunes (Pró-presidente para as Artes do IPL)
- João Vaz (ESML)
- Madalena Xavier (ESD)
- Marta Cordeiro (ESTC)
- Paulo Morais-Alexandre (ESTC)
- Fátima Chinita (ESTC)
- Luísa Marques (ESTC)
Este espaço ficou marcado pela reflexão conjunta sobre o processo de construção do primeiro volume da RHINOCERVS e do papel da revista na divulgação das artes performativas na produção de conhecimento e nas artes e humanidades.
Para o Politécnico de Lisboa, a existência da Rhinocervs sublinha a necessidade de se configurarem os objetos e pensamento artísticos, produzidos em contexto de ensino superior, dentro de pressupostos de investigação aplicada, formal e teoricamente enquadrada.
Está em curso a chamada de artigos para o segundo número do Volume 1 da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, a sair, em versão online, em dezembro de 2024 e que terá como tema “a relação entre a arte e a liberdade”
Sobre a RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro
A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro constitui-se como um fórum de criadores e investigadores nacionais e internacionais, visando incentivar a publicação científica na esfera das artes performativas e do cinema; editar resultados da Arts based research, quer em Portugal, quer de pesquisas relevantes internacionais. Procura artigos originais de investigação científica e arts based research no âmbito das Artes Performativas e do Cinema, em todos os seus domínios.
A revista de divulgação científica e artística conta com a colaboração de um conjunto de peritos nacionais e internacionais.
Flickr photos from the Lançamento da revista científica RHINOCERVS - Cinema, Dança, Música, Teatro album.
Ver galeria no flickr
Texto de MC / GCI
Imagens de DS / GCI