Formação Mentori@IPL

No âmbito da 4.ª edição do Programa Mentori@IPL, realizaram-se recentemente duas sessões de formação inicial para mentores, com o objetivo de preparar os estudantes para o seu papel de apoio à integração e desenvolvimento de competências dos novos estudantes. A primeira sessão de formação decorreu no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a 5 de setembro, reunindo 61 participantes. Já a segunda formação realizou-se na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a 12 de setembro, com a participação de 82 mentores.

Dinamizadas pela equipa de coordenação do Programa Mentori@IPL, em colaboração com a equipa do Serviço de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE) dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (SAS-IPL) e do Espaço de Apoio ao Aluno do ISEL, estas sessões tiveram como objetivo capacitar os mentores para o seu papel de apoio aos novos estudantes. Através de dinâmicas de grupo, reflexões e  testemunhos de antigos mentores, os participantes exploraram os objetivos e os papeis do mentor e do mentorando.

Jaime, aluno do 2º ano de Relações Públicas e Comunicação Empresarial da ESCS, participou na sessão realizada no ISEL e deu o seu testemunho: “Este encontro permitiu conhecermo-nos uns aos outros, de uma forma diferente, através de dinâmicas que nos permitiram ir partilhando ferramentas e estratégias úteis para a relação que vamos estabelecer. Eu sei que vou dar o meu melhor para apoiar os meus mentorandos, mas que a qualquer momento posso contar também com a ajuda deles. A partir do programa de mentoria é possível elevar este sentido de apoio mútuo entre a comunidade académica. ”

O programa tem sido particularmente eficaz para fomentar um sentido de comunidade entre os estudantes. A interação entre mentores e mentorandos, bem como a participação nos workshops e nas atividades que são promovidas ao longo do ano, têm facilitado a adaptação ao meio académico e criado laços duradouros entre os participantes. Para muitos estudantes, a experiência de ter um mentor tem sido crucial para lidar com os desafios iniciais da vida universitária.

Além das sessões presenciais, haverá mais uma sessão de formação inicial de Mentores, a ser realizada online, no dia 01 de outubro de 2024, entre as 10h00 e as 12h00, para aqueles que ainda não puderam participar. Inscrevam-se na Formação de Mentores

No âmbito do Programa Mentori@IPL, os estudantes poderão ainda participar numa série de workshops sobre:

• Relações interpessoais - 03 de outubro de 2024)
  • Inteligência emocional - 06 de novembro de 2024)
  • Ansiedade/burnout - 11 de fevereiro de 2025)
  • Comunicação estratégica - 11 de março de 2025.

Para mais informações sobre o programa Mentori@IPL contacte: aaed@sp.ipl.pt

Flickr photos from the Formação Mentori@IPL album.

Ver galeria no flickr