A exposição de fotografia organizada pelo Politécnico de Lisboa insere-se na iniciativa europeia ErasmusDays 2022, cujo objetivo é promover o Programa Erasmus+ em todo o mundo. Na inauguração, realizada a 13 de outubro, no Espaço Artes – IPL, marcou presença a diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Ana Cristina Perdigão.
Na cerimónia de inauguração da exposição foi entregue o prémio resultante do Concurso de Fotografia #ErasmusDays, no valor de 500€, à vencedora Rita Gegório, estudante da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, cuja foto, Caus, foi captada na cidade italiana de Nápoles.
Foram também entregues os certificados às duas, das três menções honrosas definidas pelo júri, referentes às fotografias dos estudantes da Escola Superior de Comunicação Social Jerónimo Pereira e Raquel Teixeira.
Fernando Melício, pró-presidente do IPL para a Internacionalização e Cooperação e presidente do júri do concurso de Fotografia ErasmusDays2022, conduziu a inauguração da exposição que resulta de um concurso de Fotografia que já vai na terceira edição.
Para Paulo Morais-Alexandre, presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa e curador da exposição, o programa Erasmus+ “muda o mundo”. Na sua opinião quem passa pela experiência de mobilidade internacional fica diferente, não só pelas aulas, mas também pelo convívio e pelo que vê.
Inserido na iniciativa global que decorre, anualmente, durante uma semana em outubro, o objetivo é promover o Programa Erasmus+ junto da comunidade local, nacional e internacional, junto dos que nunca tiveram uma experiência internacional. Cristina Perdigão manifestou, por isso, o desejo de chamar mais pessoas ao Programa, muito conhecido como um programa de mobilidade do Ensino Superior. Para a diretora da Agência Nacional Erasmus+, mesmo neste nível de ensino, em Portugal, “há margem para crescer”. “O Erasmus+ é acessível a todos”, reforçou.
O Concurso de Fotografia Erasmus+ cuja primeira edição aconteceu em 2020, foi pensado, e mantém-se como uma iniciativa que se destina a envolver toda a comunidade académica do IPL, com o objetivo de levar à partilha das “vivências e visões” dos participantes, referiu o curador.
Com um total de 40 fotografias, escolhidas de entre as candidaturas ao concurso de Fotografia ErasmusDays, a exposição vai estar patente no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa até 4 de novembro de 2022, de segunda a sexta-feira.
A mostra dá a conhecer através das fotografias, o resultado das experiências de mobilidade internacional de estudantes e staff do Politécnico de Lisboa, que mantém um forte vínculo ao Programa ERASMUS+, em torno do qual se desenvolve a parte mais significativa da mobilidade académica na União Europeia.
Texto de CSS/GCI IPL
Fotos de DS/GCI IPL