Foi inaugurada, no dia 17 de julho de 2024, a exposição de Arte-têxtil: Objetos Têxteis com Memória (II), que reúne um conjunto de objetos realizados durante o ano letivo de 2023/2024 e evocando memórias individuais ou coletivas.
Os trabalhos patentes no Espaço Artes do Politécnico de Lisboa resultam do projeto Time-Lapse: Memória, Pós-Memória, Práticas Artísticas e Comunidade (IPL/IDI&CA2023/TimeLapse_ESELx) e envolveu estudantes das licenciaturas em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Setúbal.
Elmano Margato, Presidente do IPL, enfatizou a importância do Espaço Artes do IPL, referindo que a presente exposição é fruto do trabalho de docentes e estudantes e que está aberta à comunidade académica para visita.
Já David Antunes, Pró-presidente para as Artes, realçou o trabalho desenvolvido pela presidência na promoção do Espaço Artes, frisando que na presente exposição “com certeza irão encontrar algum objeto que vos interpele, que de alguma maneira fale convosco”.
A exposição integra o tempo do fazer, a memória dos gestos, do toque dos materiais, das texturas, dos sons, das palavras, do corpo ou a memória cultural, nas matérias têxteis de cada uma das peças expostas, transformando-as numa micronarrativa que congrega camadas materiais e imateriais (conceptuais, visuais e sonoras).
Esta mostra pode ser visitada até ao dia 6 de setembro de 2024.
Ver galeria no flickr
Texto de DR/GCI
Imagens de DS/GCI