No dia 17 de junho, foi apresentada, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), a obra “Música, Performance e Contexto: Criação e Investigação Artística”, o mais recente volume da Coleção Caminhos do Conhecimento.
Com edição de Ricardo Pinheiro, Carlos Caires e Tiago Neto, docentes da ESML, a publicação insere-se no âmbito do projecto de investigação “Performance e Contexto” e pretende ilustrar a ligação natural e essencial entre a prática e a discussão teórica na música, visando aprofundar a compreensão das implicações históricas, estéticas, técnicas, filosóficas e processuais da criação/performance musical e da escrita académica sobre música.
Trata-se de uma obra composta por vários capítulos da autoria de Ana Telles, Paulo Pacheco, Pedro Couto Soares, António Esteireiro, Javier Plaza e João Vaz. Ao longo dos capítulos o leitor pode encontrar códigos QR-CODE, que permitem escutar as diversas peças musicais referidas.
Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, iniciou a sessão agradecendo aos diversos autores que contribuíram para esta obra, afirmando que a Escola Superior de Música de Lisboa é uma “escola de referência no ensino da música”. Reforçou, também, a singularidade das Escolas que constituem o IPL, referindo que “somos uma instituição que deve ser coesa com especificidades próprias.”
O Pró-Presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação, Empreendedorismo e Avaliação do Desempenho do Corpo Docente, José Coelho, referiu na sua intervenção a importância das obras da autoria de docentes, afirmando que as mesmas “representam uma mais-valia para os próprios e principalmente para o IPL”.
O apresentador do livro, Manuel Pedro Ferreira, do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), destacou a “riqueza das questões que se põem” ao longo dos capítulos. Afirmou que a obra resultou num “conjunto coerente” de textos e que é “muito representativo do potencial da investigação e da importância da investigação”.
Ricardo Pinheiro, um dos editores da obra, agradeceu aos presentes e ao IPL e partilhou que o foco deste livro é “alertar para a necessidade urgente de criar novas propostas na área da performance musical”. De seguida, Carlos Caires, também editor do livro, explicou brevemente a origem do livro, a sua estrutura, bem como os projetos em desenvolvimento pelos autores.
Já Tiago Neto expressou um agradecimento dos editores da obra a todos os autores que colaboraram. “Espero que este livro possa contribuir para dinamizar atividades de investigação no âmbito da criação e investigação artística que deve ser cada vez mais apoiada e ouvida”, afirmou.
O lançamento da obra terminou com um concerto de órgão, do docente da ESML e autor de um dos textos do livro, António Esteireiro.
Texto de DR/GCI IPL
Imagem de BF/GCI IPL