Passar para o conteúdo principal
ESELx promove BIP sobre desenvolvimento comunitário sociocultural

Entre os dias 8 e 12 de julho, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) acolheu o Blended Intensive Program (BIP) – “Desenvolvimento Comunitário Sociocultural: Democracia e Participação”, com o objetivo de evidenciar como a animação sociocultural pode contribuir para o desenvolvimento dos territórios, promovendo a democracia e a participação ativa das comunidades. 

Este projeto resultou de uma colaboração entre quatro instituições de ensino superior de três países europeus: a Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal), a Universidade de Bordéus (IUT Bordeaux Montaigne) e a Universidade de Toulouse (IUT Figeac), em França, e a Universidade de Perugia, em Itália.

O BIP, iniciado em março deste ano com sessões virtuais, culminou no encontro em Lisboa em julho, tendo reunido 28 estudantes e 11 docentes das instituições parceiras e onde foram discutidos temas como participação urbana e intervenção social.

No decorrer destes cinco dias, os participantes tiveram a oportunidade de realizar três visitas a várias instituições em Lisboa, envolvidas em práticas de animação sociocultural e intervenção comunitária. Deste modo, foi possível aos participantes ter um contacto direto dos estudantes com diferentes realidades socioculturais e a troca de experiências com profissionais especializados na área. 

Em julho a ESELx promoveu, ainda, o congresso da Rede Internacional de Animação Sociocultural (RIA), no qual os estudantes e docentes envolvidos neste BIP tiveram a oportunidade de participar. Realizado a cada dois anos, o RIA é considerado um dos eventos mais relevantes na área da Animação Sociocultural, tendo nesta edição existido uma organização conjunta de várias instituições portuguesas: a ESELx, a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Escola Superior de Educação de Santarém e a Escola Superior de Educação de Setúbal. 

"Foi uma experiência de veras gratificante. Não só percebi em primeira mão o que realmente implica organizar um plano de atividades, como conheci pessoas e culturas novas. Além disso, foi interessante saber em que pés anda a Animação Sociocultural em redor do mundo."

Solange Manha, Estudante da Licenciatura em Animação Sociocultural na ESELx

"Foi uma experiência transformadora e bastante desafiante com tudo o implicou (a logística e a necessidade de adaptação aos imprevistos). Foi também um marco para o conhecimento da nossa profissão e um espaço que permitiu abrir novos horizontes e reforçar algumas opiniões. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora." 

Catarina Sarrazola, Estudante da Licenciatura em Animação Sociocultural na ESELx

"Para mim o BIP não ficou marcado na minha memória só pelo o programa, mas também pelas pessoas que fizeram parte dele.
Tive o prazer de ouvir histórias de vida incríveis, aprender com outros Animadores de dentro e de fora de Portugal, experienciar Lisboa com outros olhos e conhecer pessoas incríveis.
Uma experiência inesquecível que tive o prazer de participar!" 

Constança Oliveira, Estudante da Licenciatura em Animação Sociocultural na ESELx

"O BIP foi a melhor experiência da minha vida académica. Conheci pessoas incríveis. Tivemos uma excelente receção, tanto dos professores como do grupo de estudantes que prepararam um programa muito interessante para nós! É uma oportunidade única que recomendo!" 

Clement Pichon, IUT Bordeaux

Texto de MFC/GCI IPL 

Image
Image