O Conselho Geral do Politécnico de Lisboa elegeu, ontem, 3 de dezembro, o novo Presidente da instituição para o quadriénio 2021-2025, garantindo a continuidade de Elmano Margato, único candidato, à frente da instituição. Dado vivermos em estado de emergência, a eleição decorreu através de votação eletrónica.
Sob o mote "Unir para construir - consolidar e incrementar", Elmano Margato, conseguiu 28 votos a favor e quatro votos brancos, dos 32 conselheiros presentes na reunião do Conselho Geral, cujo único ponto da ordem de trabalhos foi a eleição do presidente do Politécnico de Lisboa.
Para o ato eleitoral, presidido por Ana Maria Bettencourt, presidente do Conselho Geral, foi constituída uma mesa eleitoral, que integrou 7 conselheiros representantes de todos os corpos da comunidade académica e Anabela Graça, presidente da Comissão Eleitoral.
A recandidatura do atual presidente do Politécnico de Lisboa, de acordo com o programa de ação divulgado assenta “na firme convicção que posso exercer a minha função de uma forma muito mais informada, esclarecida, dando continuidade a muitos dos processos lançados e, ainda não concluídos, melhorando caminhos já implementados e lançando novos desafios a toda a nossa comunidade. Estou motivado e consciente da responsabilidade”, referiu Elmano Margato no seu programa.
Elmano Margato foi estudante do ISEL, onde obteve o grau de bacharel em Energia e Sistemas de Potência. No Instituto Superior Técnico concluiu mestrado e doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Na Universidade da Beira Interior obteve o título académico de Agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Profissionalmente, o recém-eleito presidente do IPL, iniciou a carreira como Monitor do ISEL, sendo atualmente Professor Coordenador na Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica, Energia e Automação.
Com larga experiência de gestão no campo da coordenação de licenciaturas e mestrados, Elmano Margato já foi membro do Conselho Geral do IPL entre 2010 e 2014 e da Assembleia Estatutária da instituição entre 2008 e 2009. No ISEL foi presidente do Conselho Científico do ISEL entre 2002 e 2007, entre outros cargos exercidos.
Resultados eleitorais
Ata n.º 6 do Conselho Geral | anexo 1 | anexo 2
Texto de CSS/GCI IPL
Fotos de DB/GCI IPL