Os docentes Diogo Alarcão e António Couto Pinto, da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), lançaram a REVERBDATA, uma base de dados inovadora, que reúne informações acústicas detalhadas sobre diversos espaços em Portugal.
Este projeto identifica locais considerados significativos pelas suas características acústicas, arquitetónicas, culturais e funcionais, criando um recurso valioso para investigação e aplicações em áudio e música. A base de dados está disponível ao público através do site www.reverbdata.org.
O projecto foi iniciado em janeiro 2021, tendo recebido financiamento no âmbito do IPL/IDI&CA2023, e conta ainda com participação de estudantes da ESML, que colaboram na aquisição e registo dos dados acústicos. Esta iniciativa posiciona a ESML como um centro de referência na investigação e desenvolvimento na área musical e tecnológica em Portugal.
REVERBDATA oferece aos utilizadores Room Impulse Responses (RIR), que podem ser descritas como “fotografias acústicas” dos espaços, contendo informações completas sobre a forma como o som é ouvido e percebido devido à reverberação. Estas respostas impulsionais são registadas com equipamentos de alta tecnologia em locais emblemáticos, incluindo o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a Charola do Convento de Cristo em Tomar, a Igreja da Misericórdia da Lourinhã ou o Lux Frágil.
As RIR estão disponíveis em vários formatos, permitindo uma reprodução sonora imersiva e precisa para investigação acústica e produção de áudio. Além dos dados acústicos, a base de dados inclui documentação arquitetónica e fotografias dos locais, criando um registo acústico e visual dos espaços.
Com esta iniciativa, a ESML reforça o seu compromisso com a inovação nesta área, contribuindo para a formação e desenvolvimento de competências dos estudantes de Tecnologias da Música. REVERBDATA não só proporciona uma importante ferramenta de estudo para estudantes e profissionais de música, como também permite explorar a utilização de reverberação artificial em gravações musicais, cinema, realidade virtual e videojogos.
Saiba mais acerca REVERBDATA em: www.reverbdata.org
Texto de MFC/GCI
Imagem de DA/ESML