Durante uma semana, de 4 a 8 de setembro de 2023, um grupo de 28 crianças, dos 4 aos 11 anos, frequentou a 1.ª edição da atividade “Brincar e Aprender" no Politécnico de Lisboa, organizada pelo CLiC – Centro de Línguas e Cultura do IPL.
“Promover a aprendizagem de algumas das línguas estrangeiras, ministradas no CLiC, através de jogos e brincadeiras“ foi o principal objetivo da iniciativa, diz a docente Antónia Estrela, diretora do CLIC IPL, que faz um “balanço muito positivo” da iniciativa pela adesão elevada de crianças, descendentes da comunidade IPL, mas também por participantes da comunidade do exterior.
A atividade representa o empenho do Politécnico de Lisboa na concretização da missão de prestar serviços à comunidade, refere a docente Maria João Escudeiro, vice-presidente da instituição.
Para além da aprendizagem de línguas estrangeiras de forma lúdica, a iniciativa pretendia que as crianças tivessem oportunidade de participar em atividades relacionadas com os cursos do Politécnico de Lisboa, explica a diretora do CLIC IPL que refere que o objetivo só foi cumprido com o apoio e participação dos vários estudantes e professores da comunidade IPL.
Nos cinco dias no Politécnico de Lisboa as crianças conheceram algumas das escolas do IPL. Nos estúdios da Escola Superior de Comunicação Social fizeram rádio, televisão e experimentaram a arte de fotografar. Na Escola Superior de Teatro e Cinema participaram em exercícios de expressão corporal. Na Escola Superior de Educação de Lisboa para além de teatro, praticaram desporto e artes plásticas. Com a colaboração dos Serviços de Ação Social, na unidade alimentar da ESELx, as crianças tiveram oportunidade de confecionar alguns alimentos como panquecas e espetadas de fruta com o propósito de fomentar hábitos alimentares saudáveis.
O sucesso da atividade “Brincar a Aprender”, “faz-nos acreditar que poderemos ser diferenciadores e trabalhar em prol da comunidade” refere a vice-presidente do IPL com vontade de repetir a atividade, “por ser um projeto para manter e que será um serviço a implementar de forma sistemática.", disse Maria João Escudeiro.
Texto de VG/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL