O ACE Camp 2023 encerrou a 21 de abril, na Escola Superior de Educação de Lisboa, com a atribuição dos prémios aos três melhores projetos, avaliados pelo júri da iniciativa do Politécnico de Lisboa, que visa fomentar o espírito empreendedor, o trabalho criativo e colaborativo dos estudantes. À fase do pitch on stage chegaram 6 equipas, constituídas, na sua maioria, por alunos da Escola Superior de Comunicação Social.
O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, esteve presente no momento da entrega dos prémios aos três primeiros classificados, tendo começado por agradecer aos membros do júri a disponibilidade, bem como ao especialista em Inovação e Tecnologia, José Rui Soares, da BTEN, parceira da iniciativa. O presidente do IPL realçou o contínuo investimento do IPL na criação e estímulo de competências e iniciativas próprias dos estudantes.
Sob o lema “o universo na palma da mão”, o projeto UNIverse foi distinguido pelo júri com o primeiro lugar do ACE Camp. Com o objetivo de reunir todas as áreas da vida académica numa app, permitindo aos estudantes o acesso a toda a informação num só lugar. A equipa, constituída pelos alunos da licenciatura em Publicidade e Marketing da ESCS: Maria de Sousa Streltsov, Maria Luísa Fraga, Marta Gaspar, Rita Marques, Rita Frazão e Tiago Pereira, pretende desenvolver uma aplicação que ajude os estudantes a descobrir iniciativas culturais, desportivas, a estudar melhor, expandir relações sociais e encontrar outras atividades do seu interesse.
Apostar na oferta de espaços de coworking low cost em Portugal, disponíveis através de uma app é a ideia do projeto Pro-foco, segundo classificado, no ACE Camp. O objetivo dos jovens estudantes da Escola Superior de Comunicação Social, Beatriz Silva, Daniela Costa e João Tomás da Silva e da estudante da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Catarina Magalhães, pretende garantir um espaço dedicado à produtividade, para estudantes e pessoas em teletrabalho, que passa pela realização de parcerias com as autarquias.
Globally é o nome do projeto distinguido com o 3.º prémio. A ideia de negócio assenta em experiências culturais imersivas, através da organização de eventos, através das quais os clientes possam desfrutar da cultura, tradição e gastronomia de outros países. O objetivo das estudantes da Escola Superior de Comunicação Social, Ana Beatriz Efigénio, Andreia Marto, Carlota Matias, Natacha Soares, Patrícia Martins e Sara Dinis, é levar os clientes a “teletransportarem-se para novos mundos e novas realidades, sem sair de Portugal”.
“Esta é apenas uma etapa, a meta é em julho”, frisou José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Inovação e Empreendedorismo, no final da pequena sessão de entrega dos prémios ACE Camp, referindo-se ao concurso de ideias do Politécnico de Lisboa, ACE Challenge, que vai decorrer no verão, cuja equipa vencedora vai ter a oportunidade de participar no concurso Born from Knowledge, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação, S.A.
O pró-presidente deu os parabéns aos participantes pelo trabalho desenvolvido e destacou a evolução conseguida, apesar dos poucos dias de formação proporcionados pelo ACE Camp.
Já José Rui Soares, a quem coube gerir a ação formativa e apoiar os participantes durante todo o processo, para além de lembrar o desafio do ACE Challenge, realçou as oportunidades ativas para quem quer lançar-se na criação do próprio negócio, como o Empreende XXI e o Startup Voucher.
O júri do ACE Camp foi presidido pelo pró-presidente do IPL, José Cavaleiro Rodrigues, tendo como vogais os docentes Nuno Monge, da Escola Superior de Educação de Lisboa e Joel Paulo, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
ACE - um programa aberto à comunidade académica do IPL
O ACE Camp - ação formativa é uma das iniciativas integradas na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, um programa desenvolvido pelo Politécnico de Lisboa, aberto à comunidade académica que pretende incentivar o espírito empreendedor e capacitar os participantes para o desenvolvimento de iniciativas que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das 8 escolas do Politécnico de Lisboa, dando resposta aos desafios colocados pela economia e sociedade portuguesas.
Este ano o ACE Camp decorreu nos dias 17, 18, 19 e 21 de abril, na Escola Superior de Educação de Lisboa, com o apoio de José Rui Soares, fundador e sócio da BTEN, que foi uma vez mais o dinamizador da formação que teve como objetivo capacitar os 25 participantes para a fase de pitch on stage, já com a presença do júri do ACE Camp.
A BTEN, associada da POLITEC&ID - Associação para o Desenvolvimento de Conhecimento e Inovação é há vários anos, parceira do Politécnico de Lisboa nas iniciativas ligadas ao empreendedorismo.
O ACE Camp traduz-se na realização de sessões de ação formativa destinadas aos participantes, aos quais são atribuídos certificados de participação e o registo no Suplemento ao Diploma. Aos vencedores do pitch on stage são atribuídos prémios monetários. A iniciativa teve como parceira a BTEN e como patrocinador a POLITEC&ID.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL e RC/estagiária do GCI IPL