A mais recente obra da coleção Estudos e Reflexões do Politécnico de Lisboa, foi lançada a 1 de outubro, numa cerimónia que decorreu nos Serviços da Presidência, em Benfica. O livro, coordenado por Miguel Falcão, Teresa S. Leite e Teresa Matos Pereira, docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa, assinala os 10 anos do mestrado em Educação Artística da escola do IPL, ao reunir textos de professores, estudantes e arguentes, que acompanham as mudanças na área.
Numa sessão realizada em formato presencial, coube a Isabel Bezelga, docente da Universidade de Évora apresentar a obra. Para a doutorada em Estudos Teatrais, do livro, retiram-se palavras-chave como: criatividade, autonomia, singularidade e diferença entre outras. Na sua opinião, o livro “demonstra a maturidade da educação artística, no mestrado da ESELx, bem como “a qualidade da equipa docente”.
Miguel Falcão falou em nome da equipa de coordenação de Educação Artística 2010-2020, versão em livro do trabalho já editado, em formato e-book, pelo CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da ESELx. O também coordenador do mestrado em Educação Artística relatou a história e percurso do curso, também sintetizada no início do livro, referindo os seus “avanços e recuos”. O docente da ESELx ressaltou a importância das Artes, nas quais acredita ser possível encontrar formas de realização. “Todos nós temos algo sensível e invisível que nos prepara para a Arte”, referiu.
José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL com a responsabilidade da coordenação das coleções da instituição, mostrou-se satisfeito com a retoma das sessões presenciais, que considera “oportunidades de diálogos e confrontos de ideias”. O pró-presidente definiu Educação Artística 2010-2020 como um livro que “permite olhar, não só para formas de ensino, mas também para práticas artísticas”. “É um livro interdisciplinar”, concluiu.
O presidente do IPL, Elmano Margato, falou aos convidados da relevância das coleções para o Politécnico de Lisboa e do processo de seleção e publicação de obras, iniciado com a proposta do autor, para qual é pedido parecer de duas individualidades no domínio da obra.
A Coleção Estudos e Reflexões tem como objetivo, dar a conhecer trabalhos de investigação e análises críticas realizadas pelos docentes da instituição. Já a Coleção Caminhos do Conhecimento destina-se à publicação de teses de doutoramento, mestrado e ensaios, produzidas por autores e docentes da instituição, de reconhecido valor internacional no âmbito das seis áreas de conhecimento da instituição, a saber: artes, ciências empresariais, comunicação, educação, engenharia e saúde.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DB/GCI IPL
Flickr photos from the Lançamento do livro "Educação Artística 2010-2020" da Coleção Estudos e Reflexões album.
Ver no flickr