Passar para o conteúdo principal
Image
IPL marca presença em momento de reconhecimento de António Sampaio da Nóvoa

Teve lugar no dia 12 de dezembro de 2024, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, a jubilação e cerimónia de entrega da insígnia de Professor Emérito a António Sampaio da Nóvoa, numa sessão presidida por Sua Excelência O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
 

IPL marca presença em momento de reconhecimento de António Sampaio da Nóvoa


Sob o mote “Liberdade”, a sessão contou com diferentes intervenções e testemunhos em vídeo, nomeadamente, de Ana Luísa Paz (Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), Thomas Popkewitz (Professor da Universidade de Wisconsin-Madison), José Barata-Moura (Reitor da Universidade de Lisboa entre 1998 e 2006), Audrey Azoulay (Diretora-Geral da UNESCO), António Costa (Presidente do Conselho Europeu), António Ramalho Eanes (Presidente da República entre 1976 e 186) e Luís Ferreira (Reitor da Universidade de Lisboa).
 

IPL marca presença em momento de reconhecimento de António Sampaio da Nóvoa


O Presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), Professor Elmano Margato, bem como o Professor Luís Manuel Vicente Ferreira, Presidente do IPL entre 2003 e 2015, marcaram presença nesta cerimónia. Recorde-se que o Professor António Sampaio da Nóvoa foi determinante, entre outras colaborações institucionais, para a concretização do Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento, uma parceria entre as escolas artísticas do IPL - Dança (ESD), Teatro e Cinema (ESTC) e Música (ESML) e a Universidade de Lisboa.


Biografia de António Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, desde 2014, tendo sido Reitor da Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2013. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desde 1996.

Embaixador de Portugal junto da UNESCO, em Paris, entre 2018 e 2021. 
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève, em 1986.
Doutor em História pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2006.

Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve (2015), pela Universidade de Brasília (2015), pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2016), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e pela Universidade de São Paulo (2021).

Professor honorário do Instituto Politécnico de Macau, China (2018).
Foi Presidente do ISCHE – Associação Internacional de História da Educação, entre 2000 e 2003 e, em 2012, presidiu as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em 2014, recebeu o Prémio Universidade de Coimbra.

É Membro Académico Correspondente pela Academia Internacional da Cultura Portuguesa, desde 2015 e Académico Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras: 3.ª Secção – Filosofia, Psicologia e Ciências da Educação), desde 2022.

Foi Membro do Conselho de Estado, entre 2022 e 2024.

Fonte da Biografia: Universidade de Lisboa