Assinatura dos Termos de Aceitação da 9.ª Edição dos IDI&CA

A cerimónia de assinatura dos termos de aceitação de 38 dos 47 projetos aprovados na 9.ª edição do Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística - IDI&CA decorreu, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, no dia 17 de julho de 2024.

Esta iniciativa visa apoiar a realização de projetos propostos pelos docentes e respetivas equipas, através de financiamento concedido pelo próprio Politécnico de Lisboa, sendo selecionados, anualmente, 47 projetos em três grandes áreas do saber do IPL: Artes, Ciências Sociais e Humanas e Tecnologias e Engenharias.

Elmano Margato na cerimónia da assinatura dos Termos de Aceitação da 9.ª Edição dos IDI&CA

Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, realçou a importância deste projeto, afirmando que “não há ensino superior sem investigação”. Destacou, ainda, a evolução positiva das publicações científicas de docentes e investigadores do IPL, de menos de 300, em 2016, para mais de 500, em 2023. Frisou ainda que os IDI&CA, ao longo de 9 edições, já apoiaram mais de 400 projetos, o que representa um investimento de mais de 2 milhões de euros de financiamento.

Seguiu-se a assinatura dos termos de aceitação dos projetos, 1 da Escola Superior de Dança (ESD), 3 da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) , 3 da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), 3 da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), 2 da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), 4 do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), 9 da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e 13 projetos do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Consulte a lista dos projetos aprovados.

José Coelho na cerimónia da assinatura dos Termos de Aceitação da 9.ª Edição dos IDI&CA

A cerimónia terminou com a intervenção de José Coelho, Pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação, Empreendedorismo e Avaliação do desempenho do corpo docente, que congratulou os vencedores e referiu que esta iniciativa coloca em evidência “as diferentes mais-valias e o pluralismo do IPL”.

Sobre o IDI&CA:

Criado em 2016, o Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) promove a dinamização da Investigação Científica e da Criação Artística no IPL, apoiando a realização de projetos propostos pelos docentes e suas equipas de todas as UO, abrindo-se a perspetivas multidisciplinares e interinstitucionais de trabalho.

Flickr photos from the 9.ª edição do IDI&CA - Assinatura dos termos de aceitação album.

9.ª edição do IDI&CA - Assinatura dos termos de aceitação by Politécnico de Lisboa uploaded on 22 Jul 2024

Ver galeria no flickr

Texto de DR/GCI