Politécnico Lx #1. Aqui podes ser o que quiseres!

O dia 15 de julho marcou o início de mais uma edição da Academia Politécnico Lx. De todo o país, 50 participantes juntam-se para conhecer a diversidade da oferta formativa do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), que passa por áreas como as artes, ciências empresariais, comunicação, educação, engenharia e saúde.

As chegadas à residência Maria Beatriz, localizada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), começaram a dar-se por volta das 10 da manhã. O dia foi de sol e o calor recebeu os participantes neste primeiro dia na Politécnico Lx.

Instalados na residência e depois de um pequeno Speed Dating para se conhecerem melhor, era altura de ir almoçar antes da sessão de abertura onde não só podiam ficar a conhecer o IPL, como também ficar a conhecer os diferentes representantes dos institutos que compõem o Politécnico de Lisboa.

Politécnico Lx #1. Aqui podes ser o que quiseres!

Para começar a sessão de abertura no auditório principal do ISEL, o administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, deu as boas-vindas ao grupo e assinalou: “esta é a sexta edição da Academia Politécnico Lx, o que faz de vocês o grupo que alcança a marca dos 300 participantes”. A Pró-Presidente do IPL para a área da Comunicação Estratégica, Ana Raposo, também marcou presença na sessão de abertura, e fez questão de ressaltar o esforço de todos os envolvidos na organização desta academia.  Para concluir a sua intervenção, Ana Raposo disse querer que “esta seja uma boa viagem ”para os participantes e “para aquilo que vocês pretendem para o ensino superior”.

A primeira atividade deste dia era convidativa para mentes e pernas enérgicas. Estava na altura de percorrer todas as áreas contidas no ISEL no peddy-paper “Tudo isto é engenharia!”. As quatro equipas, acompanhadas por mentores que estudam em cursos de licenciatura e mestrado, percorreram os diferentes pavilhões e salas do ISEL.

Em três horas, os participantes iam saber “o que é a engenharia e o que o ISEL oferece”, disse o responsável pela atividade Paulo Barroca. Além de “meter as mãos na massa”, os participantes iam conhecer os vários departamentos da Escola, passando pela Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Automação, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Computador, Física e Matemática.

Politécnico Lx #1. Aqui podes ser o que quiseres!

Durante estas três horas, as equipas competiram, sempre de forma saudável, para conseguir vencer esta atividade. Vencia a equipa com mais pontos e não a primeira a chegar à meta. Foram conduzidas diferentes experiências, descobriu-se o ph de soluções, construiu-se pontes, visitaram-se diferentes oficinas e laboratórios e tentaram decifrar-se criptogramas.

Tudo se resumiu a um ponto de diferença, mas no final a vitória sorriu à equipa azul. Como prémio pela participação dedicada nesta atividade, todos os participantes foram brindados com um saco do ISEL.

Politécnico Lx #1. Aqui podes ser o que quiseres!

Para concluir a atividade tirou-se uma foto de família e os participantes seguiram para mais uma refeição, que se seguiu de um tempo livre onde puderam continuar a conhecer-se melhor, depois do Speed Dating que ocorreu antes de almoço.

Amanhã, o dia passa pela Comunicação, Música e Educação, culminando num Arraial com o dia a ser passado na totalidade no campus de Benfica do Politécnico de Lisboa.

Texto e imagens de Fórum Estudante