formação_UBUNTU

O Politécnico de Lisboa, consciente da importância de dotar os estudantes de competências transversais e transferíveis de liderança e de melhor conhecimento de si e dos outros, está a implementar a metodologia UBUNTU, promovida pelo Instituto Padre António Vieira, que se centra em cinco pilares fundamentais: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.

Reconhecendo o efeito transformador desta experiência nos estudantes das Escolas onde esta metodologia já tinha sido aplicada, ESTeSL – Escola Superior de Tecnologia de Lisboa e ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Politécnico de Lisboa  incluiu esta iniciativa no Projeto Faz(emos) a Diferenç@IPL, (Ref. n.º DGES-PPSRAES-16), financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes, bem como à promoção do sucesso e redução do abandono no percurso académico no ensino superior.

formação_UBUNTU

A Metodologia UBUNTU encontra-se associada aos programas de acolhimento e integração dos estudantes com um foco particular no desenvolvimento de competências centrais à vida académica, profissional e pessoal. No ano letivo 2023/2024, para além das semanas de formação e Círculos UBUNTU realizados na ESTeSL e ISEL, foi também realizada uma semana de formação na Escola Superior de Comunicação Social – ESCS, sendo objetivo do Politécnico alargar a experiência a outras Escolas, assumindo que ao promover o desenvolvimento de competências de forma tão imersiva e experiencial, terá resultados a nível da motivação dos estudantes e, consequentemente, do seu desempenho.

A semana de formação UBUNTU é direcionada a todos os estudantes que pretendam realizar uma experiência de autodescoberta e de criação de laços,  existindo uma interação entre estudantes e formadores, contribuindo para a transformação de experiências pessoais e sociais de forma experiencial e relacional.

Se pretender mais informações sobre a Semana UBUNTU no Politécnico de Lisboa, contacte a Área de Apoio ao Estudante e ao Diplomado: aaed@sp.ipl.pt

Testemunhos:

"A semana UBUNTU permitiu desenvolver um ambiente de aprendizagem totalmente colaborativo, com respeito e cuidado com o próximo.  Do ponto de vista pessoal, foi uma semana de crescimento, através de momentos de reflexão, introspeção, partilha, emoção e divertimento." - Joana Belo, formadora e responsável pela semana de formação 2023/2024 na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

“Para mim a filosofia UBUNTU resume-se em apenas duas palavras: comunidade e empatia. Foi uma semana que certamente não vou esquecer tão cedo, de muito crescimento pessoal e de novas amizades.” - Inês Costa, participante da ESTeSL

“A semana UBUNTU foi uma jornada enriquecedora e inspiradora, onde as barreiras das diferenças se desfizeram diante da compaixão, solidariedade, empatia e respeito mútuo. Vivenciamos verdadeiramente uma experiência partilhada.” - Claudia Silvestre, formadora e responsável pela semana de formação 2023/2024 na Escola Superior de Comunicação Social

“Para mim foi, acima de tudo, uma semana de introspeção e reflexão! Acho que é uma formação que todas as pessoas deveriam fazer, se tiverem essa oportunidade.” - Mariana Gameiro, participante da ESCS.