talentbootcamp_2024

O Politécnico de Lisboa promoveu, em parceria com a Magma Studio, no dia 8 de maio de 2024, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) o Talent Bootcamp IPL 2024. Enquadrado na estratégia de Empregabilidade do IPL, este evento é um acelerador de carreiras, que pretende aproximar os estudantes do ensino superior do tecido empresarial.

Ao longo do dia, 113 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os Programas de Talento de 54 empresas, desde Estágios de Verão e Curriculares a Programas de Trainees e Bolsas de Investigação. Foram ainda dinamizadas sessões de formação sobre como fazer um pitch de apresentação, criar um currículo profissional eficaz, e preparar entrevistas de emprego.

talentbootcamp2_2024

Na sessão de abertura, Manuel Matos, Vice-Presidente do IPL, agradeceu a todos os presentes, em especial aos elementos do Politécnico de Lisboa e da Magma Studio que organizaram o evento. Apelou, também, a que todos os estudantes do ensino superior investissem na sua formação, realçando o facto de um curso académico lhes fornecer as ferramentas necessárias para encararem os desafios do mercado de trabalho.

Susana Campos, Presidente da Associação de Estudantes do ISEL, reforçou a importância de os estudantes se envolverem em atividades como o Talent Bootcamp, que os aproximem do tecido empresarial e que valorizem os seus currículos. Ricardo Rua, Chief Relations Officer & Head of Talent Bootcamp na Magma Studio, explicou as dinâmicas do dia, destacando que o Bootcamp é um ponto de partida para os participantes. Abordou também temas essenciais sobre empregabilidade, recrutamento e estabelecimento de contatos com empresas, enfatizando a importância de manter as relações pós-evento.

A primeira parte do Talent Bootcamp terminou com uma sessão de perguntas e respostas sobre a entrada no mundo profissional com um painel de “Lessons Learned” composto por Mariana Pirola, da Teleperformance, e por José Simões, da SIBS.

talentbootcamp2_2024

Durante a tarde, os participantes no Talent Bootcamp realizaram uma atividade de apresentação em formato de pitch de 2 minutos junto de cerca de 50 profissionais de diferentes empresas e de momentos de networking e de coffee break.

Testemunhos de Participantes

O Talent Bootcamp foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para que me sentisse mais preparada para integrar o mercado de trabalho. Inscrevi-me com o intuito de conhecer melhor os programas de estágios oferecidos pelas empresas, mas a verdade é que retiro muitos mais ensinamentos sobre a forma mais eficaz de me apresentar numa entrevista de emprego e sobre como manter uma relação a longo prazo com os profissionais que já se encontram no mercado

Maria Correia, aluna do terceiro ano da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, da ESCS.

Esta sessão deu-me ensinamentos muito úteis que vão ser valiosos na minha entrada no mundo profissional. Além de aprender sobre a importância de criar boas conexões no mercado de trabalho, também recebi dicas sobre como melhorar o meu currículo. Esta troca de conhecimentos ajudou-me a perceber mais claramente os desafios e oportunidades que vou encontrar quando começar a minha carreira profissional."

Bruna Gomes, aluna finalista da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, da ESCS.

talentbootcamp4_2024

Sobre a Magma Studio:

A Magma Studio é uma consultora de gestão de talento que visa aproximar a academia e a economia, ajudando grandes organizações a definir estratégias, programas e iniciativas de gestão de talento jovem. Com clientes como Fidelidade, SIBS, EY, Teleperformance, Jerónimo Martins, Super Bock Group, ANA Aeroportos, Hovione, EDP, Siemens, Vodafone, Inditex, BPI, Novobanco, entre outros, trabalha anualmente com dezenas de milhares de alunos universitários no desenvolvimento de competências e carreiras. O Talent Bootcamp do IPL foi o 215.º evento dinamizado pela Magma Studio.

Flickr photos from the Talent Bootcamp album.

Ver galeria no flickr

Texto BG e MC / GCI