O encontro internacional decorreu a 15 de fevereiro, em Lisboa, no âmbito do projeto SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que resulta do trabalho de investigadores da Escola Superior de Comunicação Social do IPL, do Instituto Politécnico de Setúbal, que coordena, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e da Universidade do Algarve. O objetivo do encontro foi promover o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.
Teresa Costa, docente do Instituto Politécnico de Setúbal é a investigadora que coordena o projeto SHIFT. Iniciou o encontro internacional fazendo o enquadramento do projeto que junta quatro instituições de Ensino Superior, cujo propósito é desenvolver um referencial teórico com uma abordagem interdisciplinar para um novo paradigma de marketing digital de turismo colaborativo.
António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa participou na sessão de abertura do encontro, tendo referido a importância de eventos desta natureza para cumprir duas das missões principais de uma instituição de ensino superior - a ligação com a comunidade e a sociedade e a divulgação do conhecimento. Para o membro da presidência do IPL, “a investigação acaba por ficar fechada em nós e nas nossas instituições e este tipo de eventos são importantes para trazer o conhecimento para fora”.
O Politécnico de Lisboa, através de uma equipa de investigadores da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), é uma das instituições envolvidas no projeto que tem como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal. O docente João Ferreira do Rosário é o coordenador pela ESCS no projeto SHIFT, liderando o grupo constituído pelos docentes: Ana Teresa Machado, Filipe Montargil e Zélia Santos.
Ana Teresa Machado, docente da ESCS, foi uma das moderadoras do primeiro painel da manhã, no qual foram abordados macro fatores que podem impactar a atividade turística, nomeadamente o fator social, no qual se integram as desigualdades sociais, o surgimento de movimentos cívicos, compulsões sociais e radicalismo e os movimentos migratórios.
Organizado em várias mesas redondas temáticas, o encontro juntou especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento, Panorama Económico e Geopolítico, Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica e Turismo e Hospitalidade.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL