O Seminário dedicado ao Objetivo n.º 10 - Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países, da atividade Um ODS por mês vai realizar-se no dia 1 de março, no Auditório 2 do ISCAL.
Uma das metas a alcançar é “reduzir a desigualdade no interior e entre países. Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição económica ou outra. Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias.”
O seminário tem como moderador a professora Ana Sofia Carvalho do ISCAL e conta com as seguintes participações:
- Adolfo Sommarribas | Investigador e membro do University Council of the University of Luxembourg | Coordenador da Plataforma dos Apátridas da Rede Europeia de Migrações
- Orlando Gomes | Professor coordenador principal no ISCAL na área da Economia | Doutorado em Economia
O seminário vai ser transmitido online via Zoom:
- ID da reunião: 941 0614 0003
- Senha de acesso: 917146
Em setembro de 2015, as Nações Unidas adotaram formalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, substituindo deste modo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Contudo, a sustentabilidade é mais do que um debate sobre alterações climáticas, é um debate reflexivo sobre as desigualdades. São os princípios orientadores de uma agenda que explora as ligações entre as conquistas da sustentabilidade em termos de qualidade ambiental, mas também as da igualdade entre pessoas e sociais, com vista a uma melhor qualidade de vida para todos, agora e no futuro, em ecossistemas sustentáveis.
Para se atingir esse pressuposto é necessário haver qualidade de vida e bem-estar para todos, assegurar justiça e equidade em termos de reconhecimento, processos, procedimentos e resultados e reconhecer os limites do ecossistema e a necessidade de temos de agir agora.
Todos os 17 ODS estão relacionados e reconhecem a ligação entre a qualidade ambiental e a igualdade humana. Acabar com a pobreza é melhorar a igualdade de género, a saúde e educação das pessoas e reduzir as desigualdades. A justiça social e a sustentabilidade devem ter a mesma receita para a realização de todos os ODS.