Todos os aspetos da organização e pagamento das viagens e alojamento são da exclusiva responsabilidade do estagiário.
Antes da partida, os estagiários devem solicitar gratuitamente o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Este cartão permite assim invocar o direito a cuidados de saúde no Estado-Membro da UE onde frequenta o estágio.
Os estudantes em mobilidade de estágio são obrigados a deter um seguro contra acidentes pessoais e de responsabilidade civil aplicado ao local de estágio e que cubra toda a duração do mesmo.
Regresso
Até um mês após o regresso a Portugal, o estudante deve preencher um formulário de Relatório Final Individual que é enviado para o email indicado na Ficha de Estudante. O incumprimento desta cláusula do Contrato pode implicar a devolução da bolsa atribuída.
A mobilidade Erasmus+ implica o pleno reconhecimento académico desde que o plano de estudos na instituição de acolhimento seja concluído com aproveitamento.
No final do período de mobilidade, a instituição de acolhimento envia o "Transcript of Records" de onde constam os resultados académicos e os créditos ECTS correspondentes.
O ECTS, ou Sistema Europeu de Transferência de Créditos é reconhecido a nível europeu e destina-se a facilitar o reconhecimento académico internacional.
No âmbito do ECTS, um ano letivo equivale a 60 créditos ECTS, enquanto um semestre equivale a 30 créditos ECTS e um trimestre equivale a 20 créditos ECTS.
Cabe à Coordenação dos cursos a transposição das notas obtidas em mobilidade para as respetivas Unidades Orgânicas.
Reconhecimento formal
Todos os estágios Erasmus+, independentemente de serem curriculares ou recém-graduados são formalmente reconhecidos pelo IPL desde que a mobilidade tenha sido previamente aprovada e sempre que o estagiário tenha cumprido com o plano de estágio inicialmente previsto. Neste sentido, cabe à entidade de acolhimento do estagiário produzir uma avaliação final.
No caso dos estágios curriculares, o reconhecimento académico é feito na medida do número de créditos ECTS identificados inicialmente no Learning Agreement.
Para os estágios recém-graduados, a mobilidade pode ser reconhecida em Suplemento ao Diploma quando o estagiário solicitar o mesmo antes da emissão do Diploma.