São condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do Politécnico de Lisboa.
Nos casos dos cursos da área das artes performativas de Dança e Música, a admissão dos candidatos ao concurso inicia-se com uma fase de pré-seleção.
Escola Superior de Dança
A fase de pré-seleção consiste na avaliação de um vídeo apresentado no momento da submissão da candidatura, em que o candidato executa exercícios de técnica de dança clássica, de técnica de dança contemporânea e uma coreografia.
Cada um dos exercícios mencionados deve ter duração de 3 a 4 minutos e apresentar os seguintes conteúdos:
- Técnica de dança clássica (adagio, enchâinement de pirouette, petit allegro e grand allegro);
- Técnica de dança contemporânea (floor work, standing work – spine mobility, back, legs and arms work, balance and off balance and acres the floor – changing levels, turns, jumps, falls);
- Coreografia.
A gravação do vídeo, feita em estúdio, deve assegurar boa qualidade de imagem (estabilidade, luminosidade, definição, proporcionalidade) de modo a permitir a correta avaliação do concorrente (domínio técnico, caraterísticas físicas, expressão corporal e facial).
Os candidatos devem apresentar-se equipados de acordo com o caráter específico de cada um dos exercícios indicados.
A avaliação será efetuada por um júri designado pelo Conselho Técnico-Científico, com base nas capacidades reveladas pelo candidato relativamente a: competências físicas inerentes à dança; coordenação; musicalidade; qualidade de movimento; domínio das técnicas de dança; organização espacial; interpretação e a relação/integração, eventual, de elementos visuais e sonoros.
Os candidatos admitidos a concurso ficam ainda sujeitos à fase de seleção final, mediante realização presencial, de três provas práticas para efeito de avaliação: Prova técnica de dança; Prova de resposta criativa; Prova de composição coreográfica.
Será ainda realizada uma entrevista visando conhecer as motivações profissionais, artísticas e pedagógicas do candidato, não relevando para a avaliação.
Provas Práticas
Mais informações: Serviços Académicos da ESD | secretaria@esd.ipl.pt
Escola Superior de Música de Lisboa
A fase de pré-seleção consiste na avaliação de um vídeo apresentado no momento da submissão da candidatura, em que o candidato executa uma prova de aptidão instrumental, programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes.
A avaliação será efetuada por um júri designado pelo Conselho Técnico-Científico.
São admitidos a concurso os candidatos considerados pelo júri.
Os candidatos admitidos a concurso ficam ainda sujeitos à fase de seleção final, mediante realização presencial de provas:
- Prova Prática Instrumental/Vocal;
- Entrevista;
- Prova de Conhecimentos Gerais de Música.
É ainda realizada uma entrevista visando conhecer as motivações profissionais, artísticas e pedagógicas do candidato.
Provas Práticas
Mais informações: Serviços Académicos da ESML | msousa@esml.ipl.pt