Banner CLiC-IPL

Oficinas de Língua Portuguesa 2024/2025

main-content
2.ª edição das Oficinas de Língua Portuguesa 2024/2025

As vírgulas atrapalham-te? Tens dúvidas se sabes citar ou estás a plagiar?

Numa perspetiva de integração e acompanhamento dos estudantes ao longo do seu percurso académico, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível da língua portuguesa da comunidade académica, o Politécnico de Lisboa e o CLiC-IPL vão promover 10 oficinas online, focando diferentes conteúdos, com a duração de 2 horas cada uma.

Tendo sido identificadas dificuldades no domínio da língua portuguesa, e tendo em conta as implicações dessas dificuldades no sucesso académico dos estudantes, o objetivo deste conjunto de oficinas é contribuir para diminuir esses efeitos. Assim, pretende-se desenvolver o domínio da escrita académica do português europeu, bem como o domínio da oralidade, dando igualmente ênfase às áreas críticas da língua portuguesa.

Calendarização das Oficinas de Língua Portuguesa
OficinaConteúdoDataDuração
Oficina 1Vírgulas e outros sinais de pontuação23 de setembro2 horas
Oficina 2Acentos e outras questões de ortografia30 de setembro
Oficina 3Áreas críticas da língua portuguesa7 de outubro
Oficina 4Frase, parágrafo, texto14 de outubro
Oficina 5Etapas do processo de escrita21 de outubro
Oficina 6Elaboração de resumos e sínteses28 de outubro
Oficina 7Elaboração de documento de suporte (powerpoint/prezi…)4 de novembro
Oficina 8Apresentação oral formal11 de novembro
Oficina 9Normas para trabalhos académicos18 de novembro
Oficina 10Normas para trabalhos académicos25 de novembro

As oficinas online têm a duração de 2 horas.
Os estudantes podem inscrever-se em uma ou mais oficinas.

Gratuito para os estudantes do Politécnico de Lisboa

Comunidade Externa - 20€ - cada oficina/ 100€ - 10 oficinas

Link para inscrição: forms.gle/7YaB9vU3FCkRsXFE9

Após submissão do formulário de inscrição, será enviado o link para participar na(s) oficina(s) em que se inscreveu. No caso de ser externo, será enviado o link após efetuar o pagamento.

Mais informações: clic@clic.ipl.pt

O projeto das Oficinas de Língua Portuguesa resulta de um trabalho conjunto entre o Politécnico de Lisboa (IPL) e o Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (CLiC-IPL), no âmbito do programa financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) “Fazemos a diferença@IPL” - Ref. n.º DGES-PPSRAES-16