Até 23 de janeiro de 2025 vai estar patente no Átrio principal do ISEL a exposição "O Movimento Associativo Estudantil do IIL ao ISEL".
A entrada é livre.
Enquadramento
Em 2024 assinala-se um marco extraordinário da história de Portugal: a Revolução dos Cravos, que pôs fim à mais longa ditadura da Europa e ao vasto império colonial, abrindo as portas a uma nova era de liberdade e de democracia. Consequência da Revolução de Abril assinala-se, também, o 50.º aniversário do ISEL, uma instituição que muito tem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
A Revolução de 25 de Abril de 1974 teve um impacto profundo em diversos sectores da sociedade portuguesa, incluindo na educação. A democratização do ensino gerou novas oportunidades educativas e sociais que antes eram inacessíveis para muitos contribuindo, desta forma, para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Os estudantes do Instituto Industrial de Lisboa – IIL atual ISEL, desempenharam um papel ativo na luta pela reforma do ensino e na promoção da democracia, integrando o movimento estudantil que exigia mudanças profundas, tanto no Instituto, quanto no ensino da engenharia em Portugal.
Nos 60 e 70 os estudantes do IIL criaram um jornal associativo, a "Engrenagem". Em 2024 é publicada uma edição especial comemorativa do 90º aniversário da ADAIIL.