O dia 5 de maio foi instituído pela UNESCO como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o que mostra o reconhecimento internacional da relevância da nossa língua numa escala mundial. Dada a sua importância, é de todo o interesse continuar a estudá-la, divulgá-la e valorizá-la com todo o dinamismo, diversidade e variação que encerra.
Esta efeméride pode e deve inspirar-nos a promover o diálogo intercultural, a fortalecer os laços entre os falantes do Português e a preservar e enriquecer essa herança linguística tão preciosa para as gerações futuras.
O CliC-IPL, em conjunto com a ESELx e com a ESTC, promove um conjunto de iniciativas que pretendem contribuir para o reconhecimento da língua portuguesa enquanto motor de diálogo, cidadania, formação e valorização social, académica e profissional de toda a comunidade.
Programa
Dia 6 de maio | 14h, sala CLiC, Campus de Benfica do IPL
Ana Boléo – Oficina "De uma vez por todas - dicas para evitar erros de português frequentes".
Dia 8 de maio | 10h, Biblioteca da ESELx
Apresentação do livro A fantástica casa amarela, de Ana Boléo.
Com a presença de turma do 1º ciclo da Escola Pedro de Santarém.
Dia 9 de maio | 15h-17h, sala 116 do Departamento de Teatro da ESTC
Leituras com Idade.
Atividade no âmbito da unidade curricular Laboratório de Teatro e Comunidade I, com orientação da professora Rita Wengorovius.
Dia 9 de maio | 17h-19h, Salão Nobre da ESELx
Conferência A aprendizagem da língua portuguesa como fator de interculturalidade e de inclusão
Diversidade linguística e cultural em contextos socioeducativos: desafios e oportunidades, por Maria João Hortas, Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa; Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa
O papel da aprendizagem da língua portuguesa perante a diversidade linguística e cultural, por Patrícia Santos Ferreira, Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa
Mesa-redonda: A Metodologia Academia CV.pt e a sua implementação no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres.
Almudena Ferro, Fundação Cidade de Lisboa; Joana Deus, Associação Renovar a Mouraria; Nuno Meléndez Alexandra Barreto e Artur Ferreira, Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres.