Exposição Sonho e Arte

No dia 24 de setembro de 2024, foi inaugurada a exposição "Sonho e Arte", no Espaço Artes do Politécnico de Lisboa. As obras são da autoria de alunos do 11.º e 12.º ano da Escola Secundária Fernando Namora, destacando-se pela criatividade e talento dos jovens artistas.
Inspirada na dicotomia entre o real, que pode ser exaustivo e repetitivo, e o sonho, que nos move e inspira, a exposição apresenta trabalhos que exploram a pintura e a joalharia. Os alunos do 11º ano realizaram um percurso artístico da pintura automática à joalharia. Já os alunos do 12.º ano, através de um processo criativo provocatório, partiram da escolha de palavras sem significado para criar joias únicas, que posteriormente foram transformadas em gravuras, explorando novas formas, linhas, texturas e cores, afirmam os curadores da exposição.

inauguração_da_exposicao_sonho_e_arte

O Presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, abriu a sessão com um agradecimento aos professores, diretores, autores e alunos que contribuíram com as pinturas e joias.

O Pró-Presidente para as Artes, David Antunes, sublinhou o papel do Politécnico na interação com a sociedade: “É sempre um privilégio receber outras instituições que não apenas as que fazem parte da comunidade do IPL.”. Quanto à exposição acrescentou: “Para além das coisas bonitas e diferentes, a ideia de haver e pensar as expressões artísticas de uma forma plural e diversificada é importante, pois expressa o bom da escola, onde de repente nos podemos apaixonar por qualquer coisa."

João Pinheiro, Presidente da Secundária Fernando Namora, assinalou também a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos estudantes: “Os nossos alunos merecem ver o seu trabalho exposto e que sintam que isto tem valor. Ver que alguém aprecia o seu trabalho é muito importante.”

exposicao_sonho_e_arte

Entre 24 de setembro e 7 de outubro, a exposição está aberta ao público, nos dias úteis, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00, e constitui uma oportunidade única para apreciar o talento e a criatividade dos jovens artistas.

Flickr photos from the Exposição "Sonho e Arte" album.

Inauguração da exposição "Sonho e Arte" by Politécnico de Lisboa

Inauguração da exposição "Sonho e Arte" by Politécnico de Lisboa uploaded on 27 Sep 2024

Ver galeria no flickr