Os Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa acolheram, no dia 22 de abril de 2024, o lançamento do livro “Multissensorialidade e Tecnologias Digitais em Educação Ambiental”, de Maria João Silva, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).
O mais recente livro da coleção “Caminhos do Conhecimento” do Politécnico de Lisboa foi redigido a pensar em docentes e outros agentes educativos com intervenção nos domínios da Educação Ambiental, mas também da Educação em Ciências e Tecnologia e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Nesta obra foram apresentadas e analisadas estratégias e casos de exploração ambiental multissensorial, com uso de tecnologias digitais, no contexto da resolução participativa de problemas reais dos sistemas ambientais escolares.
As tecnologias digitais são utilizadas como meios de extensão dos sentidos humanos, apoiando as crianças na realização de práticas de cidadania ambiental em contexto, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento dessa mesma cidadania e da subjacente literacia ambiental dos/as participantes.
A apresentação do livro foi realizada por Cristina Azevedo Gomes, Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo marcado presença nesta cerimónia, Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, e José Coelho, pró-presidente para Investigação, Desenvolvimento, Inovação, Empreendedorismo e Avaliação do desempenho do corpo docente do Politécnico de Lisboa.
A autora do livro, na sua intervenção, partilhou com os presentes o processo de pesquisa, e conceção do livro, bem como, qual é, na sua visão, a importância do seu conteúdo.
Através desta obra, o Politécnico de Lisboa pretende motivar a sua comunidade académica e todos os interessados na matéria a envolver-se com a temática que está na ordem do dia.
Sobre a autora
Maria João Silva é atualmente Professora Coordenadora com Agregação na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Foi, durante 28 anos, docente na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto.
É licenciada e doutorada em Engenharia do Ambiente e Mestre em Sistemas e Tecnologias da Informação. Tem o título de Agregada em Ciências da Educação. Coordena o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, desde maio de 2021.
Tem exercido a sua atividade docente na Formação de Professores/as, com uma abordagem interdisciplinar que convoca a educação ambiental, as tecnologias digitais, a educação sexual e as questões de género, desenvolvendo investigação nas mesmas áreas.
Tem dedicado as duas últimas décadas à investigação sobre a utilização conjunta, pelas crianças, da multissensorialidade e dos sensores eletrónicos, na educação ambiental e na educação em ciências, tendo promovido e implementado este uso na Formação para a Docência e em múltiplas escolas do ensino básico.
Flickr photos from the Lançamento do livro "Multissensoralidade e Tecnologias Digitais em Educação" album.
Ver galeria no flickr
Texto de HM/GCI IPL
Imagens de BF/GCI IPL