Está a decorrer até 15 de janeiro, a chamada de trabalhos para o VI Congresso Literacia, Media e Cidadania – “Transição Digital e Políticas Públicas”, que vai realizar-se na Escola Superior de Comunicação Social a 21 e 22 de abril de 2023.
A organização do congresso convida investigadores, educadores e professores, organizações não-governamentais, especialistas e profissionais da comunicação para apresentarem propostas de comunicação ou poster, sejam elas estudos, comunicações ou projetos que possam enquadrar-se num dos seguintes eixos temáticos:
- Estratégias atuais das políticas públicas nacionais e internacionais para a literacia mediática;
- Perspetivas para uma estratégia nacional integrada e abrangente para a literacia mediática;
- Impactos dos desenvolvimentos tecnológicos no atual universo comunicacional;
- Transição digital e literacia mediática;
- Novos desafios na educação para os media;
- Mudança de paradigma comunicacional e novos modelos de negócio;
- Impactos da COVID e da guerra na literacia mediática e informacional;
- Novos projetos e recursos de literacia mediática;
- Acessibilidades e perspetivas inclusivas na literacia mediática;
- Novas dinâmicas dos algoritmos e robotização de mensagens;
- Manipulações de informação em campanhas de desinformação.
No final do encontro, prevê-se o desenvolvimento de uma publicação em torno dos contributos, conclusões, projetos e resultados de trabalhos nestes eixos temáticos.
As propostas de comunicação devem:
- Ter uma extensão entre 300 e 350 palavras;
- Incluir um título (até 120 caracteres, incluindo espaços), nome e filiação do(s) autor(es) e um máximo de quatro palavras-chave;
- Referir objetivos, enquadramento, fundamentação, metodologia, entre outros aspetos considerados relevantes;
- Identificar as referências bibliográficas, se citadas. Recomenda-se o uso das normas da ESCS;
- Ser submetidas através de formulário até 15 de janeiro de 2023.
Sobre o Congresso
O VI Congresso Literacia, Media e Cidadania – “Transição Digital e Políticas Públicas”, promovido pelo GILM, é uma iniciativa que visa aprofundar a reflexão e debate em torno das políticas públicas que vêm sendo adotadas nacional e internacionalmente no cenário atual da transição digital. A Literacia mediática assume, hoje, o seu lugar como uma das literacias-chave à capacitação de todos os cidadãos, sem exceção. É inegável que, nomeadamente no contexto dos países da União Europeia, esse reconhecimento tem sido acelerado pelo papel que a literacia mediática pode ter no inadiável combate à desinformação e às falsas narrativas online, bem como na luta contra o discurso de ódio, que se amplia em ambientes digitais, fenómenos que ameaçam a saúde da democracia e o exercício pleno da cidadania.