Passar para o conteúdo principal
main-content

O Politécnico de Lisboa (IPL), em estreita articulação com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) iniciou, em 2012, a implementação do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO-IPL) destinado aos seus trabalhadores e concretizado, a partir de 2014, na efetiva prestação de serviços. A aposta neste projeto inovador no País, por parte do IPL, permite dar cumprimento à legislação em vigor no que respeita à saúde ocupacional. 

O SSO-IPL enquadra-se na missão institucional do IPL, bem como na da ESTeSL, enquanto unidade orgânica da Saúde. A Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, e suas alterações, estabelece que as instituições devem organizar serviços de saúde ocupacional com vista a obter melhorias mensuráveis das condições de trabalho e uma redução dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. 

O SSO-IPL promove a sensibilização e implementação de uma cultura de segurança do trabalho, contribuindo para a manutenção da saúde ao longo da vida laboral, bem como o incremento da investigação no domínio da saúde e segurança do trabalho.

Na sua missão de prestação de Serviço à Comunidade, o IPL desenvolveu junto da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) os procedimentos exigidos à prestação de Serviços Externos Convencionados de Saúde e Segurança do Trabalho a outras Instituições. Neste contexto, o SSO-IPL assegura as atividades de saúde ocupacional a entidades que contratualizam o serviço ao Politécnico de Lisboa.

As atividades no âmbito da SAÚDE OCUPACIONAL, visam, essencialmente, a prevenção da exposição a fatores de risco profissionais, a vigilância contínua e ativa da saúde dos trabalhadores e a promoção da saúde no local de trabalho.
 

Atividades desenvolvidas pelo SSO-IPL

  1. Programa de Segurança no Trabalho - inclui Avaliação Geral das Condições de Trabalho; avaliação no posto de trabalho, por trabalhador; análise de acidentes de trabalho ou em serviço, comunicados ao SSO-IPL
  2. Programa de Saúde no Trabalho - inclui exames complementares de diagnóstico, consulta de enfermagem e de medicina do trabalho;
  3. Programa de Promoção da Saúde - inclui a prevenção de riscos psicossociais, através de formação e consultas de Psicologia;
  4. Programas de sensibilização, informação e formação em saúde e segurança no trabalho.

 

Local para realização de exames e consultas

Serviço de Saúde Ocupacional - Campus de Benfica
E-mail: geral@sso.ipl.pt
Tel: 210 414 900 | 965 912 346 | 10900 (VOIP)

 

Equipa SSO-IPL 

O SSO do Politécnico de Lisboa conta com uma equipa diferenciada de profissionais qualificados com experiência consolidada nas diferentes áreas de atividade do SSO-IPL:

 
Profissionais habilitadosAtividades/Área
Graciela SimõesMEDICINA DO TRABALHO (Direção Clínica)
Ana Isabel MadureiraMEDICINA DO TRABALHO
Rita RibeiroMEDICINA DO TRABALHO
Margarida  GonçalvesENFERMAGEM
Marta MonteiroENFERMAGEM
Natacha CostaENFERMAGEM
Margarida SerranoAUDIOLOGIA (protocolo com ESTeSC)
Raquel SebastiãoANÁLISES CLÍNICAS
Vanessa RodriguesCARDIOPNEUMOLOGIA
Wilson QuintinoORTÓPTICA
Tânia SilvaSEGURANÇA NO TRABALHO
Paula Castro SEGURANÇA NO TRABALHO (ISEL)
Vanda PachecoSEGURANÇA NO TRABALHO (ISEL)
Patrícia RamosPSICOLOGIA
São SantoSECRETARIADO CLÍNICO

 

Conselho de Gestão 

No SSO-IPL a gestão das atividades é assegurada por um Conselho de Gestão composto por:

  • Liliana Caetano, Vice-Presidente do IPL
  • Graciela Simões, Direção Clínica
  • Tânia Silva, Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho
  • Carla Viegas, Investigação em Saúde Ocupacional

 

Parcerias

  • Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia da ESTeSL (H&TRC)
  • Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra
  • Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
     

Notícias relacionadas