A cerimónia comemorativa do 38.º aniversário do Politécnico de Lisboa decorreu no dia 9 de julho de 2024, no Auditório Vianna da Motta, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Neste dia, o Professor Doutor José Pacheco Pereira foi agraciado com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito do IPL, como reconhecimento público do seu percurso de vida enquanto cidadão, político, historiador, sempre com foco na liberdade.
O início da cerimónia ficou marcado pela atuação do Grupo de Percussão da ESML, formado pelo docente Pedro Carneiro e os estudantes Raúl da Eira, Rui Melo e Tomás Jesuíno, que interpretaram "Omphalo Centric Lecture", de Nigel Westlake.
Seguiu-se a sessão solene da cerimónia de comemoração do Dia do IPL 2024. Adélio Carneiro, Diretor da ESML, agradeceu a presença dos convidados, referindo que “é com enorme gosto que vos recebemos no Auditório Vianna da Motta, espaço este que acolhe o que de melhor se produz no ensino artístico da área da música”. Destacou também que “a dedicação, paixão e entrega de todos” na ESML, que possibilita atingir resultados de excelência.
Pedro Longo, Presidente da Federação Académica do IPL (FAIPL), destacou na sua intervenção a “importância vital da nossa comunidade estudantil”, frisando que “nesta ocasião especial é essencial reconhecer e agradecer a todos aqueles que contribuíram para o sucesso do nosso Instituto”.
De seguida, Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, agradeceu, primeiramente, a presença dos convidados e salientou que “o nosso trabalho só é possível com o empenho de cerca de 1000 docentes, 400 funcionários não-docentes e 14000 estudantes”. Terminou a sua intervenção incentivando toda a comunidade académica a “perseguir o caminho que nos leve à construção de uma instituição que seja um espaço de liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de competência, de rigor, de trabalho e de justiça”.
Por último, o Presidente do Conselho Geral do IPL, David Justino, expressou o seu agradecimento aos presentes e referiu que o Politécnico de Lisboa apresenta uma “realidade dinâmica, complexa, mas ao mesmo tempo enriquecedora, sendo este o contributo que está a dar e que vai continuar a dar para a sociedade portuguesa”.
No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril, o Politécnico de Lisboa homenageou o Professor Doutor José Pacheco Pereira, reconhecendo o seu percurso de vida enquanto cidadão defensor da liberdade. O convidado de honra apresentou uma comunicação intitulada “Universidade e Liberdade” e afirmou que “embora haja problemas de liberdade nos dias de hoje, não há nada como ter ideia do que eram as universidades sem liberdade”, proferindo exemplos experienciados pelo próprio no período do Estado Novo. Alertou, também, para as ameaças atuais à liberdade no Ensino Superior, referindo que “o saber hoje está muito desvalorizado”, e que se está a criar uma “ignorância agressiva crescente”. No fim da sua intervenção, foi-lhe atribuída pelo presidente do IPL a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito do IPL.
Posteriormente, decorreu a performance artística da Escola Superior de Dança (ESD), com o dueto em cocriação e interpretação de Carolina Rocha e Raphael Couto, intitulado Comummente bonito, sob orientação da professora Ofélia Cardoso.
Valorização da comunidade académica
Na cerimónia comemorativa foram também entregues os Prémio Científicos IPL-CGD 2024, que resultam de uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos, representada no evento por Ana Margarida Felizol. O objetivo deste prémio é incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente, nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias. Foram entregues neste dia três Prémios de Excelência e seis Diplomas de Mérito.
Prémio Científicos IPL-GCD 2024:
- Ricardo Pinheiro (ESML), Prémios de Excelência em Artes
- Sandra Miranda (ESCS), Prémio de Excelência em Ciências Sociais
- Rui Ribeiro dos Santos (ISEL), Prémio de Excelência em Tecnologias e Engenharias
Diplomas de Mérito IPL-CGD 2024:
- Leonardo Charréu (ESELx), Diploma de Mérito em Artes
- Nuno Baptista (ESCS), Diploma de Mérito em Ciências Sociais
- Francisco Domingos (ISCAL), Diploma de Mérito em Ciências Sociais
- Ivo Ferreira de Bragança (ISEL), Diploma de Mérito em Tecnologias e Engenharias
- Cecília Calado (ISEL), Diploma de Mérito em Tecnologias e Engenharias
- Miguel Brito (ESTeSL), Diploma de Mérito em Tecnologias e Engenharias
Também os três Prémios de Excelência e os quatro Diplomas de Mérito que integram o Prémio de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade 2024 foram entregues nesta sessão solene, visando reconhecer o trabalho de docentes, não docentes e investigadores, na sua relação com a comunidade na identificação de novos problemas e na procura de soluções, bem como na transferência e disseminação de conhecimento nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias.
Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade 2024:
- João Fernandes (ESD), Prémio de Excelência em Artes
- Francisco Domingos (ISCAL), Prémio de Excelência em Ciências Sociais
- Alexandra Rodrigues (ISEL), Prémio de Excelência em Tecnologias e Engenharias
Diplomas de Mérito dos Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade 2024:
- Jaime Reis (ESML), em Artes
- Fernanda Bonacho (ESCS), em Ciências Sociais
- Sara Cura (ESCS), em Ciências Sociais
- Maria Luísa Carvalho (ISCAL), em Ciências Sociais
Por fim, os estudantes vencedores do Prémio Belas Letras 2024 na categoria Prosa e Poesia foram também reconhecidos nesta cerimónia. Este prémio pretende promover o prazer da escrita.
Prémios Belas Letras 2024:
- Paulo Gabriel Rodrigues (ISEL), categoria Prosa
- Bruno Martins (ISCAL), categoria Poesia
A última atuação artística da cerimónia foi da responsabilidade do Coro Polifónico da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), composto pelos sopranos Laura Bosne, Lara Massano, Letícia Gondomar e Luísa Marques, os contraltos Ana Catarina Santos, Inês Gonçalves, Marine Arradon e Nicole Sá, os barítonos Diogo Mozur e Gonçalo Barata e na guitarra Mateus Alho, que interpretaram "Quem tem farelos" de Anónimo, Sec. XVI, "Though Pholomela Lost Her Love" de Thomas Morley (1602), "Isso aqui o que é", samba de Ary Barroso, arranjo de Zeca Rodrigues e "A Banda" de Chico Buarque, arranjo de Nenê Cintra, sob orientação da Professora Maria José Repas.
O evento terminou com um momento convívio no átrio da ESML, onde os presentes cantaram os parabéns ao Politécnico de Lisboa.
Ver galeria no flickr
Texto de DR/GCI
Imagens de DS/GCI